As aulas já voltaram! Lista de materiais, uniformes, mochilas e lancheiras juntamente com outras preocupações foram os temas mais comentados entre os pais ultimamente. Também bate aquela ansiedade nos pequenos – e nos grandes (pais) – que ficam contando os segundos para conhecerem a nova escola ou turma. Com a correria, a lancheira é a última coisa que é lembrada. Para ajudar os pais a proporcionar uma alimentação balanceada a seus filhos, a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi ensina a preparar uma lancheira saudável.
Cintya lembra que uma lancheira saudável deve ser planejada com antecedência. “De última hora fica mais difícil fazer escolhas saudáveis e ai a mãe acaba optando pelo que é mais rápido e pronto, mas que nem sempre é saudável, como biscoito recheado, salgadinho, refrigerante”. Segundo a profissional, o lanche deve ser composto com alimentos de três categorias diferentes, os construtores que ajudam na construção da massa muscular e auxiliam o sangue e os órgãos, os reguladores que fornecem as vitaminas, minerais e fibras, e os energéticos que dão energia necessária para o bom funcionamento do corpo, explica a profissional.
“Como opções de alimentos energéticos se destacam os pães integrais, a tapioca, o pão de queijo e bolos caseiros simples. Para os reguladores podemos incluir na lancheira frutas, verduras e legumes, que devem ser diversificados e em alguns casos já enviadas picadinha para a criança, não se esquecendo de opções como as frutas secas e oleaginosas, como castanhas e nozes e vegetais como tomate cereja, cenoura baby e milho. Os alimentos construtores podem ser oferecidos como queijos magros, iogurtes, leite fermentado e até mesmo como patês de frango ou atum”, comenta Cintya.
Lancheira gostosa e saudável?
Uma lancheira gostosa pode sim ser saudável acima de tudo, “devemos evitar oferecer na hora do lanche frituras, alimentos industrializados, processados, que são ricos em corantes, conservantes e sal, como por exemplos: frios, salsicha, salgadinho de pacote, refrigerantes”, diz a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.
Se resistir a um doce é difícil até para gente grande, imagina então para os pequenos. A nutricionista diz que não devemos privá-los destes alimentos, “é importante oferecer sempre em porções pequenas, pra que não atrapalhe o apetite, e sempre que possível devemos optar pelos doces mais saudáveis como compotas a base frutas e alfarroba, por exemplo”. Outro cuidado que devemos ter ao fazer o lanche é com os sucos, sempre dar preferência ao natural feito em casa e se não for possível Cintya recomenda sempre ficar atento ao rotulo dos produtos, “os sucos industrializados possuem quantidade considerável de açúcar e de outros aditivos químicos, como corantes, aromatizantes e conservantes e por isso devem ser evitados”, ressalta.
Outra dica da nutricionista é sempre variar na escolha dos alimentos, “além de sucos podemos enviar chás gelados que possuem substâncias boas, os antioxidantes, mas também são ricos em açúcar e cafeína, por isso não devem ser consumidos habitualmente. Uma boa opção é preparar o próprio chá e dosar a quantidade de açúcar”. Ela também indica oferecer frutas, “devemos apenas tomar os cuidados específicos com cada uma, se a fruta é daquelas que oxidam mais rápido, passe limão antes de embalar. Frutas mais delicadas como pêssego e pera também devem ser embaladas de maneira que não amassem”, ressalta Cintya.
“Os hábitos saudáveis devem ser uma extensão do que ocorre em casa, porque a criança não vai querer comer fruta na escola se em casa isso não é rotina” finaliza a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão.
Cintya elaborou uma receita especialmente para a volta às aulas, confira abaixo:
Bolo de Aveia com Laranja
- 2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- ½ xícara de (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 laranja madura, grande com casca e sem sementes
- 4 ovos
Preparo:
Corte a laranja em pedaços e coloque no liquidificador com os ovos e o açúcar. Misture numa tigela a aveia, a farinha e o fermento e após misture ao creme pronto. Coloque a massa em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 35 minutos em temperatura média.
Espero que tenham gostado!!! 🙂
Beijos e até mais! ♥
Hummmm cada lanche delicioso, até eu quero rsrs a escola da Mari oferece o lanche é coloca o cardápio do mês na InternetInternet, feito por nutricionista então não me preocupo com essa parte.
que ótima escola, Tati!!! Assim você fica despreocupada, né?? Beijos!!!
Amei, pena que o Pedro Augusto faz lanche coletivo
🙂 fico feliz que tenha gostado!! 🙂
Hmm que delícia! Ótimas dicas, adorei
Ameeeeei! Vou fazer pro pequeno! Delícia! Boa ideia! 😘
Bom dia Lá,
Temos que nós atentar mesmo a ter uma alimentação saudável e nossos pequenos.
Eu baixei também o Dieta e Saúde Kids Lá, me ajudou muito.
Bjs
Mari
vamosmamaes.blogspot. com.br
Nossa! Adorei! Fiquei com água na boca! 😘😘😘😘👏
Dou graças a Deus pelo Luan não precisar levar lanche, por que a escola já fornece serão eu estaria perdidinha rsrsrsrs
Sou uma negação para bolar lanches bacanas kkkk
Adorei as dicas!
Por aqui o lanche é servido pela escola mesmo! Mas no período da tarde é por mim na conta! Já vou testar a receita do bolo!
Adorei!
Bjos mila
Excelente post!! Amei a receita é farei o bolo para o lanche de amanhã 😃
Envio suco natural, uma fruta e algum carboidrato. O milho faz tanto sucesso que outras mães receberam recadinhos na agenda para enviarem também 😊
Na semana de adaptação, conversei com outras mães e pedi para mantermos uma alimentação saudável na escola. Com planejamento é possível fazer uma lancheira saúdavel, sim!! Parabéns!
Excelentes as dicas, principalmente a parte sobre planejamento! Sempre digo que se vc se planejar consegue mandar ótimas opções de lanche para seu filho!
E já anotei a receita do bolo! Quero fazer para o João!
Q bolo delicia adoreiii as dicas pena q na escola da Minh pequena não mandamos lanches
Ótima dicas, já estou pensando quando o Ben estiver na escola 😉
Bolo bom
Hein!!! Sempre mando suco de frutas para o lanche. Sei q perde parte dos nutrientes. Mas prefiro do que mandar suco de caixinha. Bjbj