crianças se exercitando na piscina
Mundo Mãe

Saiba quais são os benefícios e a importância da atividade física no desenvolvimento escolar

A pandemia virou a vida de todos de cabeça para baixo. Foi necessário ter muita paciência e organização para conseguir se adaptar à nova rotina imposta pelo isolamento social. Esse período não foi algo fácil e ainda não é para ninguém. É um momento de incertezas e requer cuidado e responsabilidade.

Para as crianças e adolescentes, a situação é ainda mais difícil. Não poder sair de casa, passear, ver os parentes mais próximos, principalmente os avós, não ir à escola, ter a rotina de atividades na academia interrompida, não estar com os amigos para brincar e correr livremente, tudo isso gera impaciência e estresse.

Os meses de quarentena atrapalharam o desenvolvimento de bebês, crianças e adolescentes. O período longe da academia inevitavelmente diminuiu a prática de atividade física.  “Retomar as aulas infantis, além de recuperar a rotina de socialização e interação com os colegas e professores, é válida pela importância da ação corporal orientada. A volta à rotina, mesmo que gradativamente, trouxe ainda mais benefícios para todos. E para as crianças, foi literalmente um ensaio para a volta às aulas na escola. Os pequenos já entenderam a importância do uso da máscara, de passar álcool em gel nas mãos a todo instante e do distanciamento com todos à sua volta”, ressalta Paula Toyansk, gerente nacional Acqua e Kids da Bodytech Company.

crianças e professores na academia Bodytech

Uma pesquisa realizada por neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, reforça a importância da atividade física na rotina de crianças e adolescentes e aponta que indivíduos que praticam esportes com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.

Para que servem todas as brincadeiras na pré-escola e os rabiscos? E aprender a nadar ou praticar esporte? Seriam apenas formas de preencher o tempo livre? Pode parecer algo simples, mas antes da criança chegar até a sala de aula para ler, escrever e receber conteúdo de cunho intelectual, elas precisam conhecer e dominar o corpo.

“Toda a aprendizagem passa pelo corpo. Escrever não é apenas utilizar uma folha de papel e uma caneta, precisamos de controle tônico muscular para manter uma postura adequada, coordenação motora fina para colocar a pressão correta no papel ao escrever. É necessário também ter ritmo para escrever, noção de espaço para distribuir os elementos no papel. A atividade física, a brincadeira e o esporte ajudam a sustentar a atenção e manter o foco no que é prioridade. Trazem disciplina e contribuem para aprender sobre regras e respeito ao próximo, trabalho em equipe e autoconfiança, todos elementos que irão favorecer a formação de caráter e personalidade. O exercício físico auxilia no desenvolvimento da criança, não apenas no aspecto motor, mas também no cognitivo, no social e afetivo. É pelo corpo que exploramos, conhecemos e aprendemos”, esclarece Michelle Stracke, educadora física e psicomotricista na Bodytech Eldorado.

Conheça os benefícios proporcionados pela prática regular de atividade física no desenvolvimento escolar:

  • Fortalece o desenvolvimento motor.
  • Desenvolve a autoconfiança e as habilidades motoras.
  • Ensina a respeitar a diversidade que faz parte da sociedade, sobre inclusão social e partilhar e também a trabalhar em grupo.
  • Facilita o processo de aprendizagem, melhora a capacidade de concentração, estimula o raciocínio lógico.
  • Contribui para a integração social da criança e do adolescente.
  • Ajuda a conhecer, a compreender as mudanças e os limites do corpo.

A pequena Heloísa, de cinco anos, durante o confinamento, sempre perguntava para a mãe: “Quando acabar a época do coronavírus, vou poder nadar sozinha com meus amiguinhos?” A atividade física está presente na vida da pequena atleta desde os 6 meses e foi indicada pela pediatra. “A natação ajudou a amenizar drasticamente as idas ao pronto-socorro. Logo depois, as aulas de Ballet entraram na nossa rotina. Os resultados são nítidos, a Heloísa se sente mais disposta, mais feliz, segura e a coordenação motora melhorou muito. As aulas fizeram muita falta no dia a dia. Estar em casa em tempo integral a deixava entediada com frequência, com momentos de irritação, alterando também os horários de alimentação, e a disposição já não era a mesma”, relata Larissa Martins Gomes, 33 anos, mãe da Heloísa.

Para incentivar a atividade física desde a primeira infância, a Bodytech criou uma campanha especial – a BT de sempre ainda mais flexível. Ao adquirir o plano semestral, o aluno ganha um mês de bônus, e no plano anual, são dois meses a mais para aproveitar todos os benefícios oferecidos pela academia. Para saber mais, acesse o site www.bodytech.com.br, selecione a unidade de preferência e consulte todas as informações necessárias. A promoção é por tempo limitado.

Obs: Ainda não tem Bodytech em Manaus. 🙁

Comentários

comentário

Laís Sass

Mulher, esposa, mamãe do Pedro e Mariana e jornalista. Amo viajar e tento tratar a maternidade e todas as áreas pessoais de maneira leve e gentil.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.