Necessidade de manutenção do distanciamento social favorece a adoção da educação ao ar livre na volta às aulas presenciais. Mas quais as vantagens do modelo? E como as instituições de ensino podem implementá-lo?

Crédito: Acervo/Wish School
Andressa Lutiano, especialista em Educação Transformadora, de São Paulo/SP, aponta dez aspectos relevantes da educação ao ar livre:
- “Terceira via” para o momento atual: nem dentro de sala de aula, nem apenas em frente ao computador, com aulas virtuais;
- Incentivo à criação e à adoção, por educadores, de estratégias pedagógicas holísticas, que contemplem a aquisição de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio do desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais, morais, interpessoais e culturais;
- Restabelecimento do contato com a natureza, parcial ou totalmente perdido durante o período de confinamento, e maior sensação de liberdade;
- Natureza como promotora de saúde física e mental e espaço de experiências e novas formas de aprendizagem;
- Experiência como caminho alternativo de descobertas e conquistas – cognitivas e humanísticas;
- Vivência prática como forma de incremento do interesse por temas trabalhados;
- Fomento à autonomia do aluno e à aprendizagem individualizada;
- Oportunidade para maior e melhor conhecimento do corpo, favorecendo o desenvolvimento motor e de habilidades correlacionadas;
- Incentivo à proatividade, à criatividade, à capacidade de execução, ao trabalho em equipe e ao trato com emoções contraditórias (por exemplo, a satisfação com a atividade realizada versus a frustração diante de eventuais dificuldades); e
- Maior sensação de integração e pertencimento entre aluno e escola.
O tempo destinado à educação ao ar livre e/ou ao contato com a natureza pode variar conforme a idade da turma, o tipo de atividade, os objetivos de aprendizagem, a estrutura física da instituição da ensino e às condições climáticas – embora, neste caso, eventuais variações possam ser aproveitadas, desde que adotadas medidas específicas de proteção aos alunos.
Durante a pandemia, sugere-se que a utilização, ocupação e/ou circulação por espaços abertos e ventilados seja de pelo menos metade do dia letivo e com as devidas precauções sanitárias, por alunos, educadores e colaboradores da escola.
Andressa Lutiano é diretora da escola bilíngue de educação holística Wish School.