Educação

Desemparedamento escolar proporciona aulas ao ar livre em Jundiaí

O que era uma ideia a ser colocada em prática a favor das crianças da cidade de Jundiaí/São Paulo, com a chegada da pandemia o município se readequou de maneira rápida e urgente e fez a volta às aulas de maneira mais segura e inovadora em todo país com o “desemparedamento” das salas de aula.

Tive a honra de conversar com Vastí Marques, Gestora de Educação do município, sobre o assunto e pude entender mais a fundo o programa e os benefícios para as crianças da cidade. Confira abaixo:

Mundo das Crianças

No início de fevereiro/2020, aconteceu a visita da primeira turma ao Mundo da Criança e, ao contrário do que se pensava: que as crianças sairiam correndo assim que chegassem ao parque, ao descerem do ônibus a reação delas foi totalmente contrária: elas ficaram apáticas, atônitas, apenas observavam e foi aí que a equipe de educadores teve o real impacto do que a pandemia causou na maioria das crianças – senão em todas – elas mal tinham força para caminhar e brincar, o que dirá de conversar entre si.

“Acompanhei o processo de retomada do “desemparedamento escolar” do município e, no fim de fevereiro, vi uma aluna descer do ônibus chorando e gritando: “Não acredito! Eu “tô” no paraíso, eu “tô” no paraíso!”, e eu disse: ufa! as crianças estão voltando! Eu e a equipe que estava ali acompanhando, vimos que estava nascendo um outro movimento: o das crianças reviverem o encanto da infância, o encantamento pelos lugares e coisas, o que é o natural.”, comentou Vastí Marques.

Desde então, turmas e escolas vão conhecer o novo parque de Jundiaí feito especialmente para e por elas, com direito a aula prática em cada cantinho do espaço. Mas o “desemparedamento escolar” não se baseia apenas nisso.

Comprometimento Social e Emocional

O Mundo das Crianças é a “cereja do bolo” para os munícipes mirins de Jundiaí. Foi solicitado por elas e criado a partir da parceria do município com a “Rede Latino-Americana Cidade das Crianças”, a qual é organizada e monitorada pelo artista e pedagogo italiano Francesco Tonucci, que faz charges (incríveis) sobre educação. 

Após uma periodicidade de encontros para entender a inserção da criança NA cidade e PARA a cidade, foi criado o comitê das crianças, o qual é formado por 28 crianças de 9 a 11 anos que estudam em escolas públicas ou privadas do município.

Antes da elaboração do Mundo das Crianças, foi proposto pela rede a montagem de espaços para o desenvolvimento dos pequenos dentro da escola, como espaços para escalada, horta, espaços com areia e água, de forma que cada escola conseguisse se organizar à sua maneira. Assim, brincadeiras são estimuladas de várias formas, com espaços de elementos não estruturados e materiais inteligentes, os quais são todos relacionados a natureza, como troncos, água, pedras etc.

Mas as mudanças e melhorias não ficam apenas dentro da escola, como podemos ver com o programa “Vôo a pé”. 

Ir caminhando a centros esportivos, parques, praças, jardins botânicos, espaços naturalizados ao redor da escola que são utilizados como salas de aula prova que a questão do desemparedamento escolar vai além de quatro paredes e proporciona às crianças o “pertencer”.

“A convivência com seu bairro seguro, tranquilo, faz com que a criança se aproprie do seu território. Nós queremos que elas sejam as donas da cidade, que a cidade seja para as crianças.”, ressalta Vastí Marques.

Comitê das Crianças 2021

Mora em Jundiaí e tem filhos de 9 a 11 anos? Caso sim, ele(s) pode(m) ser os próximos participantes do Comitê das Crianças 2021 e pensar em mais melhorias para a cidade! 

Acesse o link e o(s) inscreva até 30 de abril de 2021. O sorteio acontecerá dia 6 de maio pelo Facebook da Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí.

Vasti Marques, Prefeito Luiz Fernando e Marcelo Peroni, gestor de Cultura, acompanhados das crianças do Comitê 2020.
Minicurrículo Vastí Marques:

Gestora de Educação de Jundiaí/SP. Tem experiência na docência e gestão de escolas da rede municipal, onde trabalhou por 36 anos como funcionária pública. Foi diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Prefeitura de Jundiaí.

É licenciada em Pedagogia pela UniAnchieta, com especialização em Geografia pela USP/SP, especialização em Deficientes Auditivos pela FMU/ SP, pós-graduada em Metodologias de Ensino e Filosofia pelas Faculdades Claretianas em Batatais/SP e mestranda pela UNICAMP/Campinas, na linha de pesquisa política, planejamento, gestão e avaliação da educação básica.

 

Curiosidade: 14 cidades do Brasil integram a Rede Latino-Americana Cidade das Crianças. São elas: Boa Vista (RR), Jundiaí (SP), Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Ubiratã (PR), além de Recife (PE) e São Paulo (SP).
*As imagens são de Cléber Almeida e Pedro Amora e foram disponibilizadas pela Prefeitura de Jundiaí.

Comentários

comentário

Laís Sass

Mulher, esposa, mamãe do Pedro e Mariana e jornalista. Amo viajar e tento tratar a maternidade e todas as áreas pessoais de maneira leve e gentil.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.