cofres da familia
Mundo Mãe

Vamos organizar suas finanças?

Oi, gente! 🙂 O Post de hoje é sobre finanças. Achei válido trazer aqui no Blog, pois estamos enfrentando tempos difíceis e nada como um planejamento para melhorar – ou pelo menos não piorar – nosso bolso. Quem fala pra nós é Dora Ramos, educadora financeira e diretora da Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial. Vamos conferir?

“Ainda que o endividamento das famílias tenha recuado de 59,6% em abril para 58,7% em maio, o primeiro semestre não foi nada fácil para grande parte da população. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostrou que do total das famílias brasileiras, 23,5% têm mais da metade da renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas.

Mesmo que você não se enquadre nesse cenário, agora é o momento certo para todos analisarem e organizarem as finanças a fim de ter um segundo semestre mais tranquilo. Afinal, 2017 chegará num piscar de olhos e acredito que ninguém queira iniciar um novo ano cheio de dívidas e sem perspectivas de melhoria.

 

O balanço financeiro pode ser feito por meio de uma planilha que contenha os principais gastos obtidos desde o início do ano. Dessa forma, deve ser analisado quanto de bens supérfluos você adquiriu para não repetir a dose no segundo semestre. Outra dica é que, para as dívidas contraídas em longo prazo – especialmente em cheques, carnês e cartões de crédito -, recomenda-se a checagem do prazo de vencimento dos débitos, evitando ao máximo que fiquem contas para os últimos meses e, de maneira alguma, para o próximo ano.

 

É importante também tentar criar um fundo para as despesas de início de ano, já que daqui seis meses chegam os impostos e contas como IPVA, IPTU, rematrícula e material escolar. Essa é uma boa alternativa para quem não quer desembolsar uma alta quantia de uma só vez ou então assumir parcelas de longo prazo.

 

Entrar em situação de endividamento é algo que tira o sono de qualquer pessoa, por isso, o mais indicado é que se tenha bom senso, sem se deixar levar por atos impensados. É preciso olhar para a atual conjuntura econômica com uma visão mais analítica, comprar de forma mais consciente e diminuir gastos desnecessários.

 

Para evitar complicações financeiras, é fundamental que os consumidores menos prevenidos se programem, mantenham o foco em gastos realmente imprescindíveis e evitem, desse modo, o acúmulo de dívidas para o final de ano, época que sempre queremos um dinheiro extra para gastar. Afinal, manter as contas em dia e o nome limpo é um fator importantíssimo para encerrar 2016 com tranquilidade e de bem com a vida!”

Espero que tenham gostado das dicas. Por aqui já vou sentar com o marido e praticar! 😉 

Beijos! ♥

Dora Ramos ̩ educadora financeira e diretora da Fharos Contabilidade & Gesṭo Empresarial Рwww.fharos.com.br

Comentários

comentário

Laís Sass

Mulher, esposa, mamãe do Pedro e Mariana, e jornalista. Não sou rica, não tenho babá/empregada/cozinheira e não faço viagens cara$. Para dar conta (ou não) de TUDO isso, somente estando antenada nas novidades e praticidades do nosso dia-a-dia.

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. òtimo post La estou em fase de economizar e pensar muito antes de gastar.
    Beijos
    Mari
    Vamos Mamaes

  2. É sempre bom ter dicas assim!! Ainda mais com essa crise que nosso país vem enfrentando.

    Beijos Mila

  3. ótimo assunto , ainda mais neste momento que tudo está tão difícil é bom organizar as finanças!

  4. Preciso urgentemente me organizar.. Vou usar as dicas Bj

  5. Ótimo post Lá, sempre precisamos estar atentas né com os gastos

    Bjs Mi Gobbato РEspa̤o das Maṃes

  6. Aqui a mamãe é super organizada, diferente de mim 😉

  7. Bárbara says:

    Ótimo post! Temos que controlar para ter uma vida mais tranquila.

  8. Esse assunto é muito importante, pois a vida está cada dia mais difícil.
    or aqui vivemos numa luta tentando nos organizar mês a mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.