Pois é, são tantas mudanças em tão pouco tempo na fase do bebê, e a alimentação é uma delas. Deixar o bebê degustar, conhecer o gosto de cada fruta, legume pode ser uma aventura! Mas sabia que tem alimentos que são considerados proibidos para bebês que ainda não tem 1 ano de vida? Abaixo conto quais são eles:
Sal
Temperar a comida com cebola, alho, temperos naturais dão, sem dúvida, mais sabor ao alimento. O sal intrínseco, já presente nos alimentos, são o suficiente para o paladar do bebê. Além do que, adicionar sal na comida pode mascarar o sabor real do alimento, e queremos que o bebê conheça o sabor do alimento, não é?
Açúcar
O bebê só conhece o gosto do leite, seja materno ou artificial. Ele não tem noção do que é doce ou salgado. Quando perguntei ao pediatra do Pedro como adoçava o suco de maracujá e ele me respondeu para dar puro, para apenas adicionar água, eu fiquei pasma! rs Ri no consultório e falei “coitado do meu filho!!!” E aí ele me explicou que para o Pedro seria um suco maravilhoso, mas qd eu adicionasse o açúcar, ele perceberia a diferença. Fato! Pedro toma até hoje suco de maracujá PURO!!! ( e ama!)
Mel
Amostras de mel apresentam bactérias causadoras do botulismo intestinal, e os pequenos não conseguem expeli-las o que pode causar reações adversas como tremedeira, moleza no corpo, e falta de apetite. Essas bactérias apresentam 5% das causas de morte súbita nos bebês. Então é bom evitar!
Cafeína
O café te deixa acordado, correto? Você, um adulto! Imagina o que faz no organismo de um bebê. É super contra indicado, pois pode alterar sono, oscilar humor e irritar estômago e intestino.
Chocolate
Praticamente a mesma coisa da cafeína, além de serem ricos em açúcar e gorduras!! Péssimo para um BEBÊ, não é?
Refrigerante
Gás, açúcares, corantes, pouquíssima concentração de suco da fruta… Se não faz bem nem pra adulto, porque dar a um bebê?
Alimentos que podem ser alérgicos
Frutas vermelhas (morango, amora, entre outros), kiwis, mariscos, leite de vaca, amendoins, petit suisse industrializados e, em alguns casos particulares a clara do ovo, deve esperar até os 12 meses de vida do bebê para introduzir em sua alimentação.
Consulte o pediatra e tire dúvidas em relação a alimentação do seu filho. Esse é um período gostoso e delicado, pois alguns “erros” cometidos agora, pode trazer consequências nada saudáveis no futuro da criança.
Calma, vai chegar o tempo dela comer guloseimas e até feijoada! rs Aproveite cada momento e curta cada fase do seu bebê! 🙂
Beijos!!! ♥
8 Comments
Muitos da lista o Pedro ainda não experimentou como o.mel e o café… Adorei a lista. Beijos
22 de agosto de 2016 at 7:18 PMAlguns alimentos devem ser evitados até os dois anos tambem… muito importante esse post! Cuidados com a alimentação nunca é demais!
19 de agosto de 2016 at 1:04 AMTodo cuidado nos primeiro aninho de vida é muito importe mesmo, todo cuidado é pouco são bebes que necessitam de muita atenção principalmente na alimentação!!
Bjs
mamaenathan.blogspot.com
18 de agosto de 2016 at 8:03 PMMuito importante esse alerta, pois ainda existe muita desinformação sobre isso.
18 de agosto de 2016 at 1:32 PMbj,
Alê Nunes
http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br
A introdução alimentar é mesmo um bicho de 7 cabeças, e temos que nos atentar a oferecer somente o que é permitido. Muito elucidativo seu post.
18 de agosto de 2016 at 8:38 AMMuito boa a lista…
17 de agosto de 2016 at 8:44 PMvale a consulta com o pediatra para validar para mais ou para menos ne?
bjs
Lele
Do meu primeiro filho td que pude evitar até os dois anos eu evitei, e nesse sentindo pretendo manter para o segundo agora, da parte materna é ate que facil, dificil são as pessoas sem noção que vai enfiando comida na boca do bebê sem autorização da mãe. Já tive muitos dissabores no primeiro, e percebo que agora do segundo não será muito diferente, mas não tenho medo de cara feia e pode me chamar de chata… q sou msmo ahahah
17 de agosto de 2016 at 10:17 AMbjs
Tudo isso pode ser evitado e seu consumo por eles adiado! Pior é fazer com que o povo entenda nossas opções de não dar no momento esses alimentos! A gente é fresca, chata, e na verdade só pensamos na saúde dos nossos pequenos!
17 de agosto de 2016 at 10:06 AM